sexta-feira, 12 de abril de 2013

Aula 04-04 - Plano de Aula

Para preparar uma aula  necessita planejar, para isso é necessário uma reflexão sobre o que se pretende, quais objetivos, o planejamento é uma ferramenta para que o docente possa prever sobre o que acontecerá na sua aula, bem como flexível e adaptável da ação educativa.
Planejar uma aula é ordenar e organizar um ensino de qualidade.

Plano de Aula: Passo a passo

1º Passo: Tema
Escolha um tema geral para a sua aula;
2º Passo:  turma ou Idade
É preciso ser identificado a faixa etária dos alunos
3º Passo:: Conteúdo
O que a criança vai aprender, duração, tempo previsto
4º Passo: Objetivos
Formato de de verbos no infinitivo
5º Passo: Encaminhamento Metodologico
Colocar as suas idéias de como ira desenvolver o tema escolhido;
6º Passo: Recursos
 Materias  que serão utilizados na aula;
7º Passo: Avaliação
Visa avaliar o desenvolvimento Integral e a construção da autonomia, da capacidade de ação e reação do aluno ou do grupo. Bem como o educador possa intervir, modificar e melhorar a sua prática, a evolução e a aprendizagem do aluno.

Del Carmem ( 1993. p.46) resume os benefícios trazidos pelo planejamento:

  • Permite tomar decisões refletidas e fundamentadas.
  • Ajuda esclarecer o sentindo que queremos potencializar dentro do que ensinamos e do que aprendemos.
  • Permite adaptar o conhecimento dos alunos considerandos as capacidades, incluindo nas atividades.
  • Esclarece as atividades de ensino que queremos realizar.
  • Permite prever as dificuldade de caca aluno e orienta-lo no aprendizado.
  • Conduz a organizar o tempo e o espaço.
  • Ajuda a concretizar o tipo de observação que é necessário para avaliar e prever os momentos de faze-lo.
Nesse aula o professor ensinou passo a passo de como fazer um plano de aula, enfatizando que no estágio tem que fazer uma aula diferente, interessante, chamar a atenção dos alunos, instigando a curiosidade e estimulando  a criança com uma atividade disparadora. Como o Conto de fanny Abramovich "DONA LICINHA"
 A sua sala era colorida com desenhos das crianças, um painel com recortes de revistas e jornais, figurinhas bailando em fios pendurados, mapas e fotos... Uma lindeza rodopiante mudada toda semana! Vi pela janela seus alunos fantasiados, pintados, emperucados, representando cenas da História do Brasil! Maior maravilhamento! Demorei, entendi. Quem nunca entendeu foi a minha professora... Seu segredo era ensinar brincando. Na descoberta! Na contenteza! http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/dona-licinha-634345.shtml

" OS PROFESSORES FASCINANTES TRANSFORMAM A INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO É O CONHECIMENTO EM EXPERIENCIA, CONTRIBUINDO PARA DESENVOLVER EM SEUS ALUNOS, CAPACIDADE DE GERENCIAR SEUS PENSAMENTOS, ADMINISTRAR AS EMOÇÕES, SE LÍDER DE SI MESMO, TRABALHAR PERDAS E FRUSTRAÇÕES, SUPER CONFLITOS ( Cury Augusto, 2003. p. 57).
Referencias: Aprender e Ensinar na Educação Infantil - Eulália Bassedas
                                                                                    Tereza Huguet
                                                                                    Isabel Solé

Nenhum comentário:

Postar um comentário