sábado, 23 de março de 2013

Aula 14 e 21 - APRESENTAÇÃO DO LIVRO ESCOLA INFANTIL PARA QUE TE QUERO




CAP. O1 – ESCOLA INFANTIL PARA QUE TE QUERO
A educação como necessidade da sociedade:
Dois  processos – Educar e cuidar são complementares, através da educação que permite inserir na sociedade.
Por isso o currículo tem que estar aberto e o encaminhamento pedagógico têm que evoluir não só ficar no cuidar e sim produzir o conhecimento.

CAP. O2 – A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS DEFINIÇÕES DA LEGISLAÇÃO
A lei vigente 9394/96 observa a criança tem direito é dever cuidar da criança e a escola como complemento e não substituição da família.
1-      Constituição
2-      ECA
3-      LDB
A responsabilidade do Munícipio a Educação Infantil dar apoio, encaminhamentos, adaptação;

CAP. O3 – DESENVOLVIMENTO INFANTIL SOCIO – INTERACIONISTA
·         Conhecimento com o objeto – sentir, ver;
·         Interação através da fala, linguagem;
·         Respeito nos sentimentos para evitar traumas;
·         Para Wallon “ o cérebro se modifica conforme o ambiente”.
·         Desenvolvimento infantil através do meio físico, cultura;
·         Cada estágio a criança var reformulando;
·         A criança está formando a autoestima;
·         Sensório Motor – a criança faz imitação, através da linguagem aprende o contato;
·         Pré operacional –  a criança faz classificação – ex colocar em ordem;
   
CAP. O4 – TEMA SAÚDE INSTITUIÇÕES DE  EDUCAÇÃO INFANTIL
Esse capítulo ensina alguns procedimentos para o  cuidado com a saúde da criança, nas escolas tem que ter um registro da criança, contato com a família:
- Ficha de saúde, ambiente bem limpo, cuidados da higiene, vacinas, Intoxicação, Queimaduras, sangramentos.

CAP. 05 – SEXUALIDADE GÊNERO E FAMÍLIA
A professora é o mediador, tem que escolher os livros adequados, fazer uma investigação, onde os educandos busquem as respostas, através das curiosidades não pode repreender.

CAP. 06 – ORGANIZAÇÃ DO ESPAÇO E DO TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
·         Contextualizar tempo;
·         Participação ativa das crianças;
·         Explorar os espaços;
·         Tempo para tudo ( cronograma);
·         Família e Escola;
·         Ações Pedagógicas;

CAP. 07 – E POR FALAR EM LITERATURA?
Mostrar o livro como brinquedo, apresentar a leitura, contar a história.

CAP. 08- PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DO FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O Faz de conta representa vários papéis, estimula as emoções na criança, fazendo reorganizando os pensamentos, Pelo faz-de-conta a criança pode reviver situações que lhe causam excitação, alegria, medo, tristeza, raiva e ansiedade. 
A imitação a criança aprende no ambiente familiar, o papel do professor é observar a criança a brincar no faz de conta.

CAP. 09 – NA ESCOLA INFANTIL TODO MUNDO BRINCA SE VOCÊ BRINCA
·         A Brincadeira pertence a criança;
·         O professor tem que proporcionar a brincadeira;
·         È lei conforme ECA, a professora tem que brincar junto com as crianças;
·         O brincar é uma linguagem que proporciona raciocínio, interação, etc;

CAP. 10 – OS MATERIAIS ARTISTÍCOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
·         Interação com o colega;
·         Qualidade desses materiais ( pincéis, rolinhos)
·         Delimitar espações;
·         Organização no espaço;
·         Construir limites;
·         Exploração de materiais recicláveis;

CAP. 11 – PRÁTICAS MUSICAIS NA ESCOLA INFANTIL
A música faz parte da Educação Infantil, tem que ter um objetivo, sendo que  o planejamento no contexto social da criança para escolher a música, tem que estimular não só as tradicionais mais proporcionais músicas da natureza para haver um diálogo sonoro, cantar , escutar.

CAP. 12 – CONVERSANDO LENDO E ESCREVENDO COM AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
·         Estimular a leitura no berçário, contar a história;
·         Linguagem da criança mesmo sem falar;
·         Os pais precisam escutar a criança não só deixando na tv, internet;

CAP. 13 – ENSINO DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO INFANTIL
·         Lúdico;
·         Prática e reflexão;
·         Estimular a curiosidade;
·         Respeitar a faixa etária;
·         Estimular o conhecimento;

   Os  grupos apresentaram os capítulos do livro, houve um diálogo reflexivo, para a minha formação acadêmica é de suma importância em que  a teoria e a prática andam juntas, o livro é um guia completo para conduzir nas metodologias dos conteúdos dentro da  pedagogia.
.    Fazendo entender o papel  de educar da  criança, bem com  construindo projetos, atuando com liberdade para assegurar a apropriação na construção do conhecimento. 
   Entender a criança como sujeito da sociedade, interagindo com o mundo através das brincadeiras.
      Sendo assim o livro faz entender as fases do desenvolvimento da infância que é a mais importante da vida do ser humano, pois a criança forma a concepção de mundo e internaliza conceitos.
       O livro é um instrumento de reflexão e planejamento para a prática do docente, colaborando  na aprendizagem na Educação Infantil.





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