CAP. O1 – ESCOLA INFANTIL PARA
QUE TE QUERO
A educação
como necessidade da sociedade:
Dois processos – Educar e cuidar são
complementares, através da educação que permite inserir na sociedade.
Por isso o
currículo tem que estar aberto e o encaminhamento pedagógico têm que evoluir
não só ficar no cuidar e sim produzir o conhecimento.
CAP. O2 – A EDUCAÇÃO INFANTIL E
AS DEFINIÇÕES DA LEGISLAÇÃO
A lei vigente
9394/96 observa a criança tem direito é dever cuidar da criança e a escola como
complemento e não substituição da família.
1-
Constituição
2-
ECA
3-
LDB
A
responsabilidade do Munícipio a Educação Infantil dar apoio, encaminhamentos,
adaptação;
CAP. O3 – DESENVOLVIMENTO INFANTIL
SOCIO – INTERACIONISTA
·
Conhecimento com o objeto – sentir, ver;
·
Interação através da fala, linguagem;
·
Respeito nos sentimentos para evitar traumas;
·
Para Wallon “ o cérebro se modifica conforme o
ambiente”.
·
Desenvolvimento infantil através do meio físico,
cultura;
·
Cada estágio a criança var reformulando;
·
A criança está formando a autoestima;
·
Sensório Motor – a criança faz imitação, através
da linguagem aprende o contato;
·
Pré operacional – a criança faz classificação – ex colocar em
ordem;
CAP. O4 – TEMA SAÚDE INSTITUIÇÕES
DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Esse capítulo ensina alguns procedimentos para o cuidado com a saúde da criança, nas escolas
tem que ter um registro da criança, contato com a família:
- Ficha de saúde, ambiente bem limpo, cuidados da higiene,
vacinas, Intoxicação, Queimaduras, sangramentos.
CAP. 05 – SEXUALIDADE GÊNERO E
FAMÍLIA
A professora é o mediador, tem que escolher os livros
adequados, fazer uma investigação, onde os educandos busquem as respostas,
através das curiosidades não pode repreender.
CAP. 06 – ORGANIZAÇÃ DO ESPAÇO E
DO TEMPO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
·
Contextualizar tempo;
·
Participação ativa das crianças;
·
Explorar os espaços;
·
Tempo para tudo ( cronograma);
·
Família e Escola;
·
Ações Pedagógicas;
CAP. 07 – E POR FALAR EM
LITERATURA?
Mostrar o livro como brinquedo, apresentar a leitura, contar
a história.
CAP. 08- PROMOVENDO O
DESENVOLVIMENTO DO FAZ DE CONTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
O
Faz de conta representa vários papéis, estimula as emoções na criança, fazendo
reorganizando os pensamentos, Pelo faz-de-conta a criança pode reviver situações que lhe causam
excitação, alegria, medo, tristeza, raiva e ansiedade.
A imitação a criança aprende no ambiente familiar, o papel
do professor é observar a criança a brincar no faz de conta.
CAP. 09 – NA ESCOLA INFANTIL TODO
MUNDO BRINCA SE VOCÊ BRINCA
·
A Brincadeira pertence a criança;
·
O professor tem que proporcionar a brincadeira;
·
È lei conforme ECA, a professora tem que brincar
junto com as crianças;
·
O brincar é uma linguagem que proporciona raciocínio,
interação, etc;
CAP. 10 – OS MATERIAIS ARTISTÍCOS
NA EDUCAÇÃO INFANTIL
·
Interação com o colega;
·
Qualidade desses materiais ( pincéis, rolinhos)
·
Delimitar espações;
·
Organização no espaço;
·
Construir limites;
·
Exploração de materiais recicláveis;
CAP. 11 – PRÁTICAS MUSICAIS NA
ESCOLA INFANTIL
A música faz parte da Educação Infantil, tem que ter um
objetivo, sendo que o planejamento no
contexto social da criança para escolher a música, tem que estimular não só as
tradicionais mais proporcionais músicas da natureza para haver um diálogo
sonoro, cantar , escutar.
CAP. 12 – CONVERSANDO LENDO E ESCREVENDO
COM AS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
·
Estimular a leitura no berçário, contar a
história;
·
Linguagem da criança mesmo sem falar;
·
Os pais precisam escutar a criança não só
deixando na tv, internet;
CAP. 13 – ENSINO DE CIÊNCIA E
EDUCAÇÃO INFANTIL
·
Lúdico;
·
Prática
e reflexão;
·
Estimular
a curiosidade;
·
Respeitar
a faixa etária;
·
Estimular
o conhecimento;
Os grupos apresentaram os capítulos do livro, houve um diálogo reflexivo, para a minha formação acadêmica é de suma importância em que a teoria e a prática andam juntas, o livro é um guia completo para conduzir nas metodologias dos conteúdos dentro da pedagogia.
. Fazendo entender o papel de educar da criança, bem com construindo projetos, atuando com liberdade para assegurar a apropriação na construção do conhecimento.
Entender a criança como sujeito da sociedade, interagindo com o mundo através das brincadeiras.
Sendo assim o livro faz entender as fases do desenvolvimento da infância que é a mais importante da vida do ser humano, pois a criança forma a concepção de mundo e internaliza conceitos.
O livro é um instrumento de reflexão e planejamento para a prática do docente, colaborando na aprendizagem na Educação Infantil.
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