domingo, 3 de março de 2013

Aula 21-02 - Texto Sonia Kramer

Texto 1 -  De que professores precisamos para a Educação Infantil? Um pergunta, várias respostas ( Sonia Kramer).


        Nessa aula o  professor abordou o texto em que  analisamos o  quanto a criança está vivendo o mundo adulto e que a infância não se brinca e sim tem responsabilidade desde de pequenos. 
"É preciso assegurar o direito de brincar, criar, aprender, enfrentado os desafios de pensar a creche, a pré escola e a escola como instâncias de formação cultural; o desafio de pensar as crianças como sujeitos de cultura e história, como sujeito sociais".(Sonia Kramer).
       A criança aprende brincando é por meio da brincadeira que ela interpreta a realidade, desenvolve sua fantasia, pensa e soluciona problemas, sem interferência do adulto.
Para Adriana Friedman "O brincar deve ter lugar prioritário na vida da criança. Brincar é fundamental na infância por se uma das linguagens expressivas do ser humano. Proporciona a comunicação, a descoberta do mundo, a socialização e o desenvolvimento integral".
      O texto fala da desvalorização do professor da Educação Infantil onde muitos profissionais são chamados de tio ou tia, pois  essa questão precisa ser repensada pelos professores principalmente da Educação Infantil, nesse contexto o papel do professor utiliza a afetividade, resgatando as história, conforme a realidade dos alunos.
      Essa aula enfatizou a importância da brincadeira para a criança da Educação Infantil,  a  sociedade pós moderna com brinquedos tecnológicos, mais que a mudança no brincar são decorrentes de mudanças na sociedade como um todo.
Porém como professora é importante continuar fazendo com que a criança sonhe, fantasie, imagine, crie suas histórias para que assim observe e interprete o mundo que o cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário