sábado, 25 de maio de 2013

Aula - 09-05 - Apresentação Eixo Movimento 0 a 3 anos

A apresentação iniciou com as alunas Isis Franciele e Márcia Ferreira, o grupo explicou sobre o eixo Movimento de 0 a 3 anos.


  • O movimento é uma linguagem que permite que a crianças desde de nascem se apropriem das possibilidades  agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano; 
  • Ao movimentar-se a criança expressam sentimentos, emoções e pensamentos ampliando as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais;
  • Ao brincar, jogar, imitar e criar ritmos e movimentos, as crianças também se apropriam de repertório da cultura corporal na qual estão inseridas;
 
O movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança. Pode-se dizer que no início do desenvolvimento predomina a dimensão subjetiva da motricidade, que encontra sua eficácia e sentido principalmente na interação com o meio social, junto às pessoas com quem a criança interage diretamente. A externalização de sentimentos, emoções e estados íntimos poderão encontrar na expressividade do corpo um recurso privilegiado". (Referencial curricular nacional para a educação infantil, 1998, p.18)
 
  • Outro aspecto  da dimensão expressiva do ato motor é o desenvolvimento dos gestos simbólicos , tanta aqueles ligados ao faz de conta, quanto os que possuem uma função indicativa, como apontar, de tchau;
  • Nessa fase a criança começa a reconhecer a imagem do corpo, o que ocorre principalmente por meio das interações sociais que estabelece e das brincadeiras que faz diante do espelho.
  • Quanto menor a criança mais ela precisa de um adulto que interpretem o significado de seus movimentos e expressões, auxiliando-a na satisfação de suas necessidades;
  • Equilíbrio e coordenação: para as crianças de 0 a 3 anos são sugeridas atividades de exploração de diferentes posturas corporais, ampliação da destreza progressiva para deslocar-se no espaço e aperfeiçoamento dos gestos relacionados com encaixe, traçado de desenho, entre outros.

Momento Prática - Planos de aulas para a faixa etária de 0 a 3 anos:

O grupo no primeiro plano de aula:
As crianças devem jogar o barbante cantando uma música e depois que os alunos estão "alinhavados" devem fazer os movimentos por cima e por baixo. 





No segundo plano de aula as crianças são devem a deitar no chão para relaxar conforme a música e a professora vai orientando ficar em silêncio, a música vai sendo conduzida conforme o ritmo da música e através da brincadeira a criança aprende

 
  Sendo assim na Educação Infantil o movimento é muito importante para o desenvolvimento da criança, há uma diversidade de práticas pedagógicas diferentes concepções quanto ao sentido e funções atribuídas ao movimento cotidiano das creches, pré-escolas,além do objetivo disciplinar á também o objetivo pessoal e social.
   As escolas estão investindo no espaço, atividades diversificadas, até porque as crianças passam o maior parte do tempo na escola do que em casa, contribuindo para que ela tenha uma percepção adequada de seus recursos corporais. A organização do ambiente, dos materiais e do tempo visam auxiliar e devem ser amplos o suficiente para acolher as manifestações da motricidade infantil.
 
 
Referências:
RCNEI
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário