sábado, 25 de maio de 2013

Aula 16-05- Apresentação Eixo Musica - 0 a 3 anos

Grupo: Letícia , Luana, Priscila e Sandra


O RCNEI no capitulo que trata do ensino da música na Educação Infantil visa destacar a formação de hábitos, atitudes e comportamento das crianças, através da utilização de materiais de qualidade a fim de desenvolver a audição, o domínio rítmico e moto. A música está presente no âmbito do "Conhecimento de Mundo" e este se refere à construção das diferentes linguagens pelas crianças.
  •  A linguagem musical tem estruturas e características próprias tais como a produção centrada na experimentação e na imitação, tendo com produtos musicais a interpretação, a improvisação e a composição. 
  • A apreciação abrange a percepção dos sons e as estruturas e organizações musicais, buscando desenvolver, por meio do prazer da escuta, a capacidade de observação, análise e reconhecimento.
Nas  crianças de 0 a três anos a prática musical poderá ocorrer por meio de atividades lúdicas, através da exploração dos sons, expressividade, interpretação de música e canções diversas com a participação em brincadeiras, jogos cantados e rítmicos. Nesta faixa etária deve se organizar de modo que a criança desenvolvam o ouvir, o perceber e o discriminar eventos diversos, bem como brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir crianções musicais.

Portanto O ensino de música nas escolas tanto de Educação Infantil, pode contribuir não só 
para a formação musical dos alunos, mas principalmente como uma ferramenta eficiente de 
transformação social, onde o ambiente de ensino e aprendizagem pode proporcionar o 
respeito, a amizade, a cooperação e a reflexão tão importantes e necessárias para a 
formação humana.

Momento Prática:



















Nessa apresentação o grupo usou muita criatividade, envolvendo a musica e o lúdico, os planos de aula bem elaborados que com certeza despertará a curiosidade da criança para o conhecimento.
E com pouco recurso é possível fazer uma aula instigantes aos educandos, pois a realidade no âmbito escolar  normalmente não encontramos recursos como uma diversidade de instrumentos para desenvolver as aulas de música. pois a mesma pode proporcionar um ganho no desenvolvimento delas, por trabalhar com diversos aspectos como cognição, criatividade e expressão.
O professor deverá aproveitar as manifestações espontâneas das crianças para canaliza-las, dar-lhes sentido e ajuda-las a fazer novas criações em outros momentos, desenvolvendo atividades nas quais as crianças desfrutem e experimentem situações de prazer, mediante a exploração, a ação e a participação, bem como o docente ser capaz de transmitir e poderá aprendendo novas estratégias que lhe permitam enriquecer progressivamente o tipo de atividades que apresenta às crianças.







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