sábado, 25 de maio de 2013

Aula 09-05 - Apresentação Eixo Movimento 04 a 06 anos

Grupo: Adriana, Jéssica e Hélia



O movimento nessa faixa etária constata-se uma ampliação de gestos instrumentais, os quais contam com progressiva precisão, as práticas culturais predominantes e as possibilidades de exploração oferecidas pelo meio no qual a criança vive permitem que ela desenvolva capacidades e construa repertório próprios.


Devida a essa variedade de cultura a criança se torna privilegiada em seu desenvolvimento, podendo o professor com isso propor atividades em que a criança de forma mais sistemática descubra ainda mais seus sinais vitais e de alterações como a respiração, os batimentos cardíacos e sentimentos que podem ser trabalhados como experiências vencidas por meio do ambiente.
















Objetivos


    Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos, ritmo corporal nas suas brincadeiras, jogos;
  • Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade , conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;

Conteúdos:

Vivemos uma época em que a tecnologia avança aceleradamente inclusive na educação, mas as atividades lúdicas não podem ser esquecidas no cotidiano escolar; porque a alternativa de trabalhar de maneira lúdica em sala de aula é muito atraente e educativa.
O professor deve refletir sobre as solicitações corporais das crianças e suas atitude diante das manifestações da motricidade infantil, compreendendo seu caráter lúdico e expressivo.

  1. Participar em brincadeiras e jogos que envolvam correr, subir, descer, etc
  2. Percepção e estruturas rítmicas para expressar-se corporalmente por meio da dança, brincadeiras, valorização das sensações, limites, sinais vitais e integridade do próprio corpo



De acordo com RONCA (1989, p. 27) “O movimento lúdico, simultaneamente, torna-se fonte prazerosa de conhecimento, pois nele a criança constrói classificações, elabora seqüências lógicas, desenvolve o psicomotor e a afetividade e amplia conceitos das várias áreas da ciência”.

Sendo assim  atividades lúdicas na Educação Infantil  propiciam a conviver com diferentes sentimentos os quais fazem parte de seu interior, por meio das brincadeiras como vê e constrói o mundo, compreender seus limites e possibilidades e de inserir-se em seu grupo ou seja, atividades lúdicas ao processo de ensino e aprendizagem pode ser de grande valia, para o desenvolvimento do aluno.

Momento Prática:
1° plano de aula






Eixo: Movimento
Conteúdo: O Trem comilão
Duração: 1h 30mim

Objetivos específicos:

·         Representar as expressões corporais e faciais contidas na canção

·         Estimular a atenção e concentração e a percepção e a sensibilidade musical por meio da audição;

·         Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos e ritmos corporais através da música “ O Trem Comilão.
Encaminhamento Metodológico:

Na sala as crianças sentadas em circulo ouvirão a canção O trem comilão em silêncio para que consigam ouvir a musica e os movimentos, após mostrar a coreografia da música. Explicar que faremos um trem de pessoas, em seguida separei as crianças em grupos para dividir em 3 três trens, após sairemos da sala cantando e fazendo o barulho do trem conforme a música.
Recursos:

Aparelho de som,TNT, caixa de Papelão, Tinta guache, Pincel, Barbante, Chocalho confeccionado

Avaliação:
Será avaliado através da observação o desenvolvimento da motricidade saudável do aluno, sendo contínuos, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados. Contribuindo na relação da própria aprendizagem.  

  Referência: Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil ( RCNEI)
 2° Plano de Aula






Eixo: Movimento
Conteúdo: Percurso
Duração: 2 Horas
Objetivos específicos:
·         Progredir no domínio das relações espaciais a partir da interpretação e produção de representações gráficas de caminhos e trajetos; 
·         Desenvolver habilidades corporais variadas;
·         Explorar diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade, conhecendo gradativamente os limites e as potencialidades de seu corpo;
Encaminhamento Metodológico:

         Organizar no pátio da escola o  percurso e um labirinto, confeccionados com diferentes materiais: cordas, bambolês, mesas, escada, colchonetes, uma cama de gato confeccionado com elástico. Após convidar as crianças a percorrer esse circuito, explorando o espaço de diferentes maneiras: subindo, descendo, pulando os bambolês, passando pela gama de gato, entrando e saindo do túnel, etc.
Como registro em outro momento as crianças desenharão o circuito. Após será organizado uma exposição dos desenhos, propondo as crianças uma discussão e que avaliem se é possível construir um percurso a partir dessas representações. Orientá-las para que observem se os elementos representados contribuem para a eficiência da comunicação (gráfica), questionando Quais objetos foram representados? Esses objetos foram representados vistos de cima ou de lado? Orientando a lateralidade para frente, para trás, à esquerda, à direita. 
 Recursos: Bambolê, Corda, Colchonetes, Escada, Elástico.
Avaliação:
A avaliação será dos processos vividos pela criança, ajuda-lo a ir conhecendo as próprias possibilidades e necessidades, uma prática estimuladora das possibilidades de cada criança, bem como  a expressão para o desenvolvimento da psicomotricidade, adquirindo com isso a autonomia de seus movimentos.
 

Referência:


Conclusão:

Diante desse trabalho embasado  do RCNEI pode-se concluir que é uma ferramenta de trabalho para o docente possa introduzir os conteúdos de forma diferenciada sendo um guia para o processo didático pedagógico. Bem como provocar participação coletiva e desafiar o aluno a buscar soluções. Através do lúdico que pode-se despertar na criança um espírito de companheirismo, cooperação e autonomia e contribuindo para que ela tenha uma percepção adequada de seus recursos corporais.
O trabalho foi muito prazeroso, o grupo se dedicou muito  e  com a turma que  colaborou para que nossa apresentação fosse com qualidade, essa didática que o professor abordou com a turma para assimilar o RCNEI é de muita importância, pois sai do tradicional, as alunas explicam a teoria e com a prática fazemos os planos de aula, trazendo conforme a realidade das experiências convividas pelos educandos.

Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.











    Um comentário: