sábado, 25 de maio de 2013

Aula 16-05 - Apresentação Eixo Música 04 a 05 anos

Grupo: Salete, Rosana e Vilson



De acordo com o RCNEI a musica contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócio afetivo, cognitivo e linguístico, alem de ser facilitadora do processo de aprendizagem. Essa linguagem é um processo de construção do conhecimento, portanto ensinar e aprender a musica é integrar experiências que envolvam o contexto, percepção e reflexão.
Compreende-se a musica como conteúdo que deve ser considerado parte integradora com as demais áreas da linguagem, como movimento, expressão cênica, artes visuais.
O objetivo da musica deve ser reconhecida e utilizada em contextos musicais de diferentes características geradas pelo silêncio e pelo sons, também deve ser usada em jogos, brincadeiras que envolvam a dança e instrumentos para o desenvolvimento da memória musical.
Trabalhar com musica é explorar e identificar elementos, perceber, expressar sensações, sentimentos e pensamentos. E importante utilizar diversas obras musicais nesta fase da Educação Infantil, pois através disso propicia-se o  contato com a matéria prima da linguagem musical: o som e o silêncio.
Segundo Bassedas ( 1999) entre as capacidades mais básicas que se desenvolvem através do trabalho nessa área, identicaremos aquelas de:
  • Estruturação do tempo: a criança trabalha os ritmos ( começar- parar, depressa-devagar, longo-curto), vivenciando- os mediante danças, canções, etc.
  • Educação do ouvido da capacidade de poder discriminar sons por meio da audição e progressivamente ir entoando canções, ir reproduzindo sons e ruídos (instrumentos, onomatopéias), etc.
  • Simbolização: através da representação de traços pessoais, estado de ânimo, atitudes e jogos simbólicos, nos quais a criança comporta-se e atua simulando e imitando situações, fazendo  como se".., etc.
Portanto a  música pode expressar idéias e sentimentos, compreender valores e significados culturais presentes na sociedade ou no grupo onde a criança foi criada. Por meio do movimento e da dança nós interagimos corporalmente com a mesma, apreciamos sua beleza ao escutar com atenção uma obra musical. 

Orientação Didática:

Crianças de quatro a seis anos
Escuta de obras musicais de diversos gêneros, estilos, épocas e culturas, da produção musical brasileira e de outros povos e países.
Apreciação musical:
- Instrumentar as músicas e as atividades realizadas no período,
- Os instrumentos musicais que:
  • Mais gostam e que menos gostam,
  • Sua utilidade,
- Como e porque construir um instrumento musical,
- O aproveitamento de sucata para isso e sua importância ecológica nesse fazer,
- Perceber e descobrir a importância dos instrumentos musicais para a música,
- Desenvolver o respeito pela natureza através da música,
- Propiciar ambiente e material para criação de alguns instrumentos musicais de fácil execução,
- Favorecer o trabalho em grupo,
- Montar arranjos musicais com os instrumentos construídos.
Desenvolver a coordenação motora:
- Usar todas as aulas do período para desenvolver atividades que proponham movimentar o corpo sob vários ritmos e canções,
- Desenvolver a coordenação motora fina,
- Poder se expressar espontaneamente combinando movimento e música,
- Improvisar movimentos/ maior desenvoltura na ação para:
  • Desinibir,
  • Socializar,
- Poder se expressar espontaneamente combinando movimento e música,
- Improvisar movimentos/ maior desenvoltura na ação,
- Produzir sons com as partes do corpo separadamente, organizando-as numa percussão corporal,
- Descobrir, experimentar, reconhecer e inventar sons com o corpo,
- Movimentos rítmicos,
- Facilitar a ampliação dos movimentos conhecidos,
- Ampliar o respeito pelo outro,
- Introduzir a reflexão musical (analisando, criticando, discutindo em grupo as danças e coreografias montadas).
Desenvolver a memória musical:
- Desenvolver a expressão verbal (versos na roda),
- Escutar a si e ao outro,
- Respeitar o outro quando escolhido,
- Respeitar a sequência da brincadeira,
- Desenvolver o pensamento lógico,
- Desenvolver concentração,
- Desenvolver atenção,
Exploração da música e da cultura popular:
- As comemorações servem de apoio para o desenvolvimento musical,
- Coletar músicas carnavalescas com as crianças:
  • O que é carnaval?
  • De onde vêm as fantasias, as máscaras,
  • Ampliar a marcação do ritmo e pulso,
  • Trabalhar pulso da marchinha carnavalesca,
  • Relembrar os instrumentos do carnaval introduzindo outros novos, exemplo: a-gô-gô,
  • Baile carnavalesco,
- Resgatar histórias, cantigas, canções e brincadeiras que foram ensinadas por nossas mães, avós, babás e que estão esquecidas,
- Brincadeiras de roda,
- Conversar sobre o folclore e a cultura popular brasileira,
- Escolher um outro país para cantar canções folclóricas de lá,
- Incentivar e desenvolver as brincadeiras de roda usando cantigas folclóricas,
- Pesquisar sobre a origem dos instrumentos.
Diferenciação de sons:
- Progredir no controle da voz ampliando sua expressão verbal,
- Conhecimento das qualidades do som, altura do som agudo e grave,
- Perceber timbres, representando os movimentos, agrupando e organizando,
- Perceber a diferença entre agudos e graves, desenvolver a linguagem oral através da música,
- Atividades que incentivem as crianças a imitar ruídos (telefone, pingo d’água, unha de gato riscando e arranhando),
- Explorar o som da própria voz (gritando, chorando, sussurrando, murmurando),
- Formar grupos dos sons,
- Introduzir o silêncio,
- Trabalhar o timbre,



Momento Prática:










O grupo fez a explicação do eixo Musica muito bem, abordando nos planos de aula a  valsa de Flores de Tchaikovisky,  A escuta é uma das ações fundamentais para a construção do conhecimento referente à música. O professor deve procurar ouvir o que dizem e cantam as crianças, a “paisagem sonora” de seu meio ambiente e a diversidade musical existente: o que é transmitido por rádio e TV, as músicas de propaganda, as trilhas sonoras dos filmes, a música do folclore, a música erudita, a música popular, a música de outros povos e culturas.





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