sábado, 15 de junho de 2013

Aula 13-06 - Apresentação Eixo Matemática 4 a 5 anos

Grupo: Almira, Gislaine e Patricia

Para essa faixa etária da criança aplica a Matemática a partir do dia a dia começam a formar seus conhecimentos matemáticos, estes construídos pelas crianças como o uso de recursos próprios como: marcar pontos em jogos, repartir objetos, contar a idade com os dedos e etc.


Jean Piaget, já nos anos 20, dizia que o conhecimento é um processo de criação, de construção, não de repetição. As crianças são ativas no processo do conhecimento.


No ensino da matemática na Educação Infantil deve usar vários recursos para trabalhar a matemática em sala de aula, a criança deve agir como produtora dos seus próprios conhecimentos, com o uso da matemática é capaz de formar cidadãos mais críticos e instrumentar as crianças para que futuramente saibam resolver problemas e conquistem cada vez mais autonomia.

Sendo assim o jogo e a brincadeira são, por si só, uma situação de aprendizagem, 
as regras e a imaginação favorecem à criança e o comportamento além dos habituais. Nos jogos ou brincadeiras a criança age como se fosse maior do que a realidade, isto é, evidentemente, contribui de forma intensa e especial para seu desenvolvimento.














Um comentário:

  1. Jéssica,
    Seu blog está 100%!!
    Tem fundamentação teórica, análise, reflexões, links e está muito dinâmico!
    Parabéns!!
    Abraços e até o próximo semestre!!

    ResponderExcluir