Para essa faixa etária da criança aplica a Matemática a partir do dia a dia começam a formar seus conhecimentos matemáticos, estes construídos pelas crianças como o uso de recursos próprios como: marcar pontos em jogos, repartir objetos, contar a idade com os dedos e etc.
Jean
Piaget, já nos anos 20, dizia que o conhecimento é um processo de criação, de
construção, não de repetição. As crianças são ativas no processo do
conhecimento.
No ensino da matemática na Educação Infantil deve usar vários recursos para trabalhar a matemática em sala de aula, a criança deve agir como produtora dos seus próprios conhecimentos, com o uso da matemática é capaz de formar cidadãos mais críticos e instrumentar as crianças para que futuramente saibam resolver problemas e conquistem cada vez mais autonomia.
Sendo assim o jogo e a brincadeira são, por si só, uma situação
de aprendizagem,
as regras e a imaginação favorecem à criança e o comportamento além dos habituais. Nos
jogos ou brincadeiras a criança age como se fosse maior do que a realidade,
isto é, evidentemente, contribui de forma intensa e especial para seu
desenvolvimento.
Jéssica,
ResponderExcluirSeu blog está 100%!!
Tem fundamentação teórica, análise, reflexões, links e está muito dinâmico!
Parabéns!!
Abraços e até o próximo semestre!!