domingo, 9 de junho de 2013

Regência no Cmei Cora Coralina 15-04-13

A primeira regência foi baseada no que as crianças já estavam aprendendo sobre ALIMENTAÇÃO, ampliando o conhecimento das crianças  sobre esse tema.
Com o dia dia das famílias,  as criança dos dias atuais comem muito pouca frutas e verduras, aonde os alimentos industrializados acabam sendo alternativas para os pais.  Devido essa grande variedade de produtos, é importante trabalhar com as crianças os conceitos desses tipo de alimentos para que elas futuramente façam as escolhas mais saudáveis.


Iniciamos a aula com uma roda de conversa explicando sobre os alimentos Industrializados e naturais, foi colado um vídeo sobre a alimentação saudável, sobre as diferenças e aumentando o consumo de alimentos naturais.





 No segundo Momento foi o registro que montamos um mural identificando os alimentos industrializados e os alimentos naturais, por meio de recortes de mercados ( encartes), a turma foi dividida e dois grupos, sentados no chão em círculo, cada criança com a tesoura recortava as figuras. Com essa metodologia foi trabalhado também  a coordenação motora, pois algumas crianças tinham dificuldade com a tesoura e a professora regente gostou muito, deixando os educandos livres para recortar cada um do seu jeito.

A criança precisa relacionar-se e comunicar-se com outras crianças e com os adultos, 
ter a possibilidade de cooperar, compartilhar experiências e, ao mesmo tempo, necessita de 
seu espaço próprio.



 Após cada aluno foi colando fazendo o reconhecimento dos alimentos industrializados e naturais que foi separado no mural.










Plano de aula

Nível: Pré I – Idade 4 a 5 anos – Turma/ Turno – Pré I A - Manhã
Àrea(s): Linguagem oral, leitura, Linguagem artística, Matemática,
Conteúdo: A diferença entre os alimentos Industrializados e alimentos saudáveis.
Duração: 2 Horas
Objetivos específicos:
·         Identificar os alimentos que favorecem e os que prejudicam o desenvolvimento saudável do organismo;
·         Reconhecer a relação quantidade/ porção para compreender a respeito do desperdício de alimentos, assim como evita-los;
·         Estimular a cooperação em trabalho em equipe;
Encaminhamento Metodológico:
Iniciar a aula com uma roda de conversa questionando os alunos o que sabem sobre alimentos industrializados e os alimentos saudáveis, após mostrar um vídeo sobre as diferença sobre esses alimentos, explicando aos alunos a  diminuir os produtos industrializados e aumentar o consumo de frutas. 
Para concluir os alunos irão registrar por meio de um mural identificando os alimentos industrializados e os alimentos naturais, a turma será dividida em dois grupos, sentados no chão em círculo, cada criança com a tesoura irão  recortar figura de embalagens de alimentos. Após cada aluno no mural irão colar, reconhecendo os alimentos e será exposto na parede da sala.

Recursos:
Papel Krat;,Computador,Televisão,Tesoura,Cola,Revistas,Fita crepe,Pincel atômico

Avaliação:
Os alunos serão avaliados conforme a participação e envolvimento  durante a aula , o raciocínio,  respeitar os colegas dos grupos,  vivenciar experiências, observação e escuta e a coordenação motora.

Referência:
Proposta Pedagógica Curricular para Educação Infantil Secretaria Municipal de Educação Pinhais  2010.
PPP CMEI Cora Coralina

A aula foi muito prazerosa, as crianças foram participativas e gostaram muito da aula pedindo para repetir o vídeo, percebe -se com essa aula que os educandos aprenderam a importância desses alimentos, respeitando o espaço de cada um no momento da roda de conversa.
 A metodologia usada dando a importância das informações vividas pelas crianças que são a base para fazer novas construções , ampliando  o campo de conhecimento.  
O trabalho desenvolvido foi  centrado nas crianças e sua relação com o ambiente, e ao professor cabe o papel de ser o mediador dessa prática para se efetivar a aprendizagem.





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