25/03
A estagiária fez
a acolhida de receber as crianças, a professora regente nesse dia fez uma roda
de conversa e cada criança pegou a fruta que trouxe de casa, os pais foram bem
participativos com essa atividade, conforme a professora ia pegando as frutas,
ela mostrava e a fruta passava nas mãozinhas das crianças e explicando a
textura o tamanho e peso.
Teve um aluno
que ao ver um kiwi se assustou e jogou longe pensou que era um bicho, após os
alunos lavaram as frutas e as professora descaram para comerem após o almoço e
como registro a professora pediu que as crianças desenhassem a fruta que mais
gosta.
A relação da
professora com os alunos é de afetividade, estimulando os alunos, estabelecendo
respeito, compreensão, nesse dia de observação percebe a importância do docente
junto com a família, aliada a escola permitindo que a criança ultrapasse as
dificuldades e possibilite o amplo desenvolvimento, pois em conversa com a
professora ela relata que o projeto partiu da necessidade que os alunos não
estavam se alimentando nas refeições e o projeto tem como objetivo incentivar
de comer.
Nesse sentido Hermida diz:
Para
isso, é fundamental que o profissional tenha clareza e consciência quanto às
intenções educativas que norteiam seu trabalho e elabore propostas claras sobre
o que, quando e como ensinar, a fim de possibilitar atividades de ensino e
aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos, enriquecendo e
promovendo o desenvolvimento das crianças. (2007, p. 289)
Para que o projeto seja uma proposta curricular com qualidade
o professor deve a partir do conhecimento prévio dos alunos promovendo o
desenvolvimento integral do educando bem como
estar envolvido na prática educacional
sendo significativos.
Conforme o RCNEI diz:
Os
projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos
construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor deum
problema para resolver ou um produto final que se quer obter (1998, p.57).
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