terça-feira, 4 de junho de 2013

Diário - 25-03-13


25/03

A estagiária fez a acolhida de receber as crianças, a professora regente nesse dia fez uma roda de conversa e cada criança pegou a fruta que trouxe de casa, os pais foram bem participativos com essa atividade, conforme a professora ia pegando as frutas, ela mostrava e a fruta passava nas mãozinhas das crianças e explicando a textura o tamanho e peso.
Teve um aluno que ao ver um kiwi se assustou e jogou longe pensou que era um bicho, após os alunos lavaram as frutas e as professora descaram para comerem após o almoço e como registro a professora pediu que as crianças desenhassem a fruta que mais gosta.
A relação da professora com os alunos é de afetividade, estimulando os alunos, estabelecendo respeito, compreensão, nesse dia de observação percebe a importância do docente junto com a família, aliada a escola permitindo que a criança ultrapasse as dificuldades e possibilite o amplo desenvolvimento, pois em conversa com a professora ela relata que o projeto partiu da necessidade que os alunos não estavam se alimentando nas refeições e o projeto tem como objetivo incentivar de comer.
Nesse sentido Hermida diz:

Para isso, é fundamental que o profissional tenha clareza e consciência quanto às intenções educativas que norteiam seu trabalho e elabore propostas claras sobre o que, quando e como ensinar, a fim de possibilitar atividades de ensino e aprendizagem de maneira adequada e coerente com seus objetivos, enriquecendo e promovendo o desenvolvimento das crianças. (2007, p. 289)

Para que o projeto seja uma proposta curricular com qualidade o professor deve a partir do conhecimento prévio dos alunos promovendo o desenvolvimento integral do educando bem como  estar envolvido na prática educacional  sendo significativos.
Conforme o RCNEI diz:
Os projetos são conjuntos de atividades que trabalham com conhecimentos específicos construídos a partir de um dos eixos de trabalho que se organizam ao redor deum problema para resolver ou um produto final que se quer obter (1998, p.57).




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