domingo, 9 de junho de 2013

Regência - 22-04-13


Minha segunda regência foi sobre a importância das frutas, usei como recurso a obra de arte da 
Tarsila do Amaral  "A Feira".


Na turma do Pré I A, a aula iniciou com uma roda de conversa o que os alunos observavam na imagem que estava colada no quadro, os educando falavam das frutas, ao mesmo tempo fomos contextualizando as cores das frutas,reforçando a importância das frutas, suas vitaminas,  as diferenças, tamanho, sabor, formas.
Também valorizando a paisagem bem como a cultura que o quadro retrata, por isso  o desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil.  segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida das crianças.





Depois da roda de conversa as crianças fizeram o desenho a releitura da obra e identificando a fruta que mais gosta, pois através do desenho, as crianças aprendem a observar  a realidade  de maneira live.




 Após o desenho livre, as crianças fizeram uma tentativa de alinhavo  na fruta ( maça e Pera) confeccionada com papel cartão para aprimorar a coordenação motora.


A Psicomotricidade objetiva desenvolver e compreender a linguagem  do corpo e o controle corporal, além da capacidade  de coordenar e dissociar os diversos segmentos corporais, com precisão, economia de gestos e eficácia, resultante da integração de condutas motoras, afetivas e intelectuais em interação com pessoas e objetos do meio ambiente. http://professorajuce.blogspot.com.br/2013/02/alinhavo-na-educacao-infantil.html






Segundo o RCNEI ( 1998, pág. 88)
 A arte da criança, desde cedo, sofre influência da cultura, seja por meio de materiais
e suportes com que faz seus trabalhos, seja pelas imagens e atos de produção artística que
observa na TV, em revistas, em gibis, rótulos, estampas, obras de arte, trabalhos artísticos
de outras crianças etc.
Sendo assim o objetivo da aula foi alcançado com o desenvolvimento e a construção da autonomia, onde as dificuldades e os avanços encontrados servirão de ajuda no processo educativo, É assim que, por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que podem então ser apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos.





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