terça-feira, 4 de junho de 2013

Diário - 05-04-13


Dia - 05/04/13


As 07hr a estagiária recebe as crianças com vídeo, ás 08h30mim a turma desce para o café, após subimos para a higiene eu ajudei no com as meninas no banheiro. Após entramos na sala e a professora explicou a atividade que foi a releitura de uma obra Arcinboldo "O Homem e os Vegetais" , a professora passou a figura e as crianças foram tentando ver se achavam um rosto de verduras, legumes.


Os alunos chegavam perto da figura e ficavam dando risada como pode ser um rosto se tem as verduras e legumes, após todos verem a figura a professora orientou que as crianças desenhassem o que tinham enxergado na imagem, enquanto a professora separava as folhas de sulfite os alunos assistem a televisão, para fazer a atividade, porém a televisão estava ligada e os alunos na mesa estavam assistindo e não fazendo a atividade, a professora observou e desligou a televisão. Dando o brinquedo de montar ( lego) para as crianças brincarem enquanto chegava a vez  do aluno.
Nas atividades de auxílio ao docente, além de contribuir com tarefas práticas como levar os alunos ao banheiro e distribuir materiais também tive a oportunidade em auxiliar o aluno que apresentava dificuldade. Um exemplo foi nessa aula de linguagem artes visual, Um aluno que não conseguia desenhar e começou a chorar, pois era para desenhar grande e ele fez pequeno e não queria desenhar mais, a professora conversou com ele. E eu fiquei perto dele auxiliando e conversando sobre o que ele via na figura, dessa maneira ele conseguiu fazer o desenho.
O RCNEI no que se refere a Artes visuais:
As crianças têm suas próprias impressões, ideias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a partir de suas experiências ao longo da vida, que envolvem a relação com a produção de arte, com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer ( 1998,p.89).

Foi muito gratificante  o aluno ter conseguido realizar a atividade, a qualidade da afetividade na relação professor e aluno é determinante para o processo ensino-aprendizagem e para o desenvolvimento do aluno, a criança está desenvolvendo outras formas de comunicação que não a oral, como os gestos e expressão facial, além de estar trabalhando, a partir da interação com os outros, as emoções e suas influências negativas e positivas, e manifestando suas ideias e pensamentos.
Para Costa e Souza (2006), o trabalho pedagógico voltado ao desenvolvimento da afetividade no processo educacional considera três aspectos: o emocional, o cognitivo e o comportamental.Como são processos interdependentes, implicam na capacidade da criança quanto à identificação e expressão de sentimentos, ao adiamento de satisfações, ao controle de impulsos e à redução de tensões.
A arte, desde cedo, influência a criança por possibilitar o acesso a sua cultura, apesar da espontaneidade e da autonomia na exploração e no fazer artístico em seus trabalhos. A criança tem sua própria visão, idéias e interpretações sobre a produção de arte e o fazer artístico.
Segundo Barbosa (1998, p.8),
Temos que alfabetizar para a leitura da imagem. Através da leitura das obras das artes plásticas estaremos preparando a criança para a  decodificação da gramática visual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário