terça-feira, 4 de junho de 2013

Diário - 27-03-13


Dia - 27/03/13


 A estagiária chegou as 07h começando  a chamada e após deu letras para cada 4 (Quatro)  alunos procurarem letra seu  nome, ás 08h30mim desceram para tomar café depois fizeram a higiene, ela ficou com as meninas e eu com os meninos. A professora da Permanência que chegou as 09h, os alunos ficaram sentados, ela começou a explicar sobre a diversidade e comentou o que iriam fazer nesse dia, em seguida a professora colocou um vídeo a (menina bonita do laço de fita), as crianças ficaram  muito atentos nas imagens e em silêncio, depois a professora fez uma roda para conversar o que eles observaram no filme e ela entrega uma folha de sulfite o solicitou  que eles desenhassem o que eles viram no filme e gostaram. A maioria dos alunos faziam rabiscos e a professora perguntava o que o aluno estava desenhando e escrevia papel.
Nos dias atuais a escola precisa encontrar caminhos para a diversidade, engajando as crianças ao mundo das diferenças, á pratica docente requer um olhar diferenciado para o planejamento com conteúdos e atividades desenvolvidas em sala de aula, pesquisando sobre a história dos alunos, cultura e a sua realidade.
          Conforme o RCNEI no que diz a diversidade:
Cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagens oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas. Isso significa que o professor deve planejar e oferecer uma gama variada de experiências que responda, simultaneamente, às demandas do grupo e às individualidades de cada criança.

Na observação realizada nesse dia, a professora da permanência sempre contextualizando o filme, deixando que cada aluno relatasse suas diferenças. Portanto as práticas educativas bem desenvolvidas possibilitam ao homem em formação avançar na compreensão do seu eu, do mundo, de forma a interpretá-lo e transformá-lo perceba a escola como espaço de construção, através da valorização das individualidades, do respeito para com as diferenças, com a cultura de cada um, onde a educação é o elemento essencial para um mundo melhor e partindo deste principio, levá-lo a interagir com o meio ao qual está inserido, respeitando sua identidade, que sabemos, além de individual é também coletiva, o que o liga à sua classe social de origem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário