terça-feira, 4 de junho de 2013

Diário de Bordo - Dia 18-03-13


ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA
Cmei Cora Coralina


Dia 18-03-13

Os alunos chegam as 07hrs á estagiária recebe as crianças, a professora chega as 8hrs e faz a chamada, ás 08hr 30 min é o horário do café, fazem a oração no refeitório após a turma vai até o banheiro para realizar a higiene. A professora faz a roda e começa a explicar a atividades do mês que será um PROJETO SOBRE ALIMENTAÇÃO.
Iniciando a aula questionando os alunos que cada um gosta de comer, após como registro a professora entrega o caderno de desenho solicitando que as cada crianças desenhem o alimento que mais gosta,  no que se destacou 3 ( três ) alunos fizeram o desenho identificando a cora e a forma da fruta, enquanto outras crianças fizeram círculos, riscos, a atividade é realizada por etapa, a professora pega dois grupos de 6 ( seis) alunos enquanto o restante  assistem tv.
Após todos realizarem essa atividade, a professora mostra alguns livros que falam sobre os alimentos que serão lidos no decorrer do projeto. Para esperar o horário do almoço, a professora conta uma história sobre os alimentos. Em seguida foram para o refeitório para o almoço onde a professora começou a conversar que tem que experimentar os alimentos, comer tudo no prato.


Inicio da observação no Pré I A, são 27 alunos na turma PRÉ I A , a recepção foi ótima, a professora apresentou a turma algumas crianças perguntavam meu nome e já me chamavam de professora.
Pude perceber nessa aula a importância da roda de conversa, que oportuniza, sobretudo, a construção de conhecimentos e a multiplicidade de respostas e variáveis, se o docente aproveitar as contribuições advindas das crianças, e mediante estas, lançar desafios e questionamentos, é um momento proveitoso, e significativo, onde as crianças se desenvolvem expressando conhecimento desejos e sentimentos.
A educação Infantil tem a importante responsabilidade de acordo com Almada (2007), é compreender o jeito especial de cada criança de estar no mundo, respeitando o seu tempo, seu estilo incomum de ser e sua individualidade. Diante disso o professor necessita tem que conhecer o processo de como as crianças pequenas aprendem e se desenvolvem, Uma vez que, segundo Hermida (2007, p. 289)
Para desempenhar a contento a mediação de aprendizagens na construção de significados, o educador precisa conhecer como as crianças pensam e se apropriam dos conhecimentos para saber intervir no sentido de que elas possam avançar.
Observando a sala na estrutura com brinquedos ( legos, fogão, maquiagem, etc), uma televisão de LCD, um DVD, dois armários, um ventilador, um radio, uma pia com uma lixeiras grande ,um  bebedouro, cada aluno tem sua garrafinha de água, uma colmeia para colocar os tênis das crianças, ) cantinho da leitura.  Na Parede um Mural com atividades, combinados ex. ( ajudante do dia, calendário), chamada, aniversariantes.
Além disso, o espaço físico se faz necessário as criança precisa encontrar no espaço educativo um ambiente que prime pela cultura infantil, seus valores e ansiedades. Para que se realize um trabalho eficaz na educação infantil, precisa-se sensibilizar o olhar para as vivências, ações e reações das crianças no cotidiano escolar, estabelecendo uma rotina estruturada, percebendo a criança como um sujeito afetivo, criando vínculo emocional que fortaleça a relação entre adultos e crianças, permitindo espaço para o diálogo e a reflexão.
Conforme o pensamento de Bujes (2001, p. 21 apud HERMIDA, 2007, p. 227)
[...] a educação infantil precisa ser muito mais qualificada. Ela deve incluir o acolhimento, a segurança, o lugar para a emoção, para o gosto, para o desenvolvimento da sensibilidade; não podendo deixar de lado o desenvolvimento das habilidades sociais, nem o domínio do espaço e do corpo e das modalidades expressivas; deve privilegiar o lugar para a curiosidade e o desafio. 










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