ROTEIRO
DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA
Cmei Cora Coralina
Dia 18-03-13
Os alunos chegam as 07hrs á estagiária recebe as crianças, a professora chega
as 8hrs e faz a chamada, ás 08hr 30 min é o horário do café, fazem a oração no
refeitório após a turma vai até o banheiro para realizar a higiene. A
professora faz a roda e começa a explicar a atividades do mês que será um
PROJETO SOBRE ALIMENTAÇÃO.
Iniciando a aula questionando os alunos que cada um gosta de comer, após como
registro a professora entrega o caderno de desenho solicitando que as cada crianças
desenhem o alimento que mais gosta, no
que se destacou 3 ( três ) alunos fizeram o desenho identificando a cora e a
forma da fruta, enquanto outras crianças fizeram círculos, riscos, a atividade
é realizada por etapa, a professora pega dois grupos de 6 ( seis) alunos enquanto
o restante assistem tv.
Após todos realizarem essa atividade, a professora mostra alguns livros
que falam sobre os alimentos que serão lidos no decorrer do projeto. Para
esperar o horário do almoço, a professora conta uma história sobre os
alimentos. Em seguida foram para o refeitório para o almoço onde a professora
começou a conversar que tem que experimentar os alimentos, comer tudo no prato.
Inicio da observação no Pré I A, são 27 alunos na turma PRÉ I A , a
recepção foi ótima, a professora apresentou a turma algumas crianças
perguntavam meu nome e já me chamavam de professora.
Pude perceber nessa aula a importância da roda de conversa, que oportuniza, sobretudo, a construção de
conhecimentos e a multiplicidade de respostas e variáveis, se o docente
aproveitar as contribuições advindas das crianças, e mediante estas, lançar
desafios e questionamentos, é um momento proveitoso, e significativo, onde as
crianças se desenvolvem expressando conhecimento desejos e sentimentos.
A educação Infantil tem a importante responsabilidade de acordo com Almada (2007), é compreender o jeito
especial de cada criança de estar no mundo, respeitando o seu tempo, seu estilo
incomum de ser e sua individualidade. Diante disso o professor necessita tem
que conhecer o processo de como as crianças pequenas aprendem e se desenvolvem,
Uma vez que, segundo Hermida (2007, p. 289)
Para desempenhar a contento a mediação de
aprendizagens na construção de significados, o educador precisa conhecer como
as crianças pensam e se apropriam dos conhecimentos para saber intervir no
sentido de que elas possam avançar.
Observando a sala na estrutura com brinquedos ( legos, fogão, maquiagem,
etc), uma televisão de LCD, um DVD, dois armários, um ventilador, um radio, uma
pia com uma lixeiras grande ,um
bebedouro, cada aluno tem sua garrafinha de água, uma colmeia para
colocar os tênis das crianças, ) cantinho da leitura. Na Parede um Mural com atividades, combinados
ex. ( ajudante do dia, calendário), chamada, aniversariantes.
Além disso, o espaço físico se faz necessário as criança
precisa encontrar no espaço educativo um ambiente que prime pela cultura
infantil, seus valores e ansiedades. Para que se realize um trabalho eficaz na
educação infantil, precisa-se sensibilizar o olhar para as vivências, ações e
reações das crianças no cotidiano escolar, estabelecendo uma rotina
estruturada, percebendo a criança como um sujeito afetivo, criando vínculo emocional
que fortaleça a relação entre adultos e crianças, permitindo espaço para o
diálogo e a reflexão.
Conforme o pensamento de
Bujes (2001, p. 21 apud HERMIDA, 2007, p. 227)
[...] a educação
infantil precisa ser muito mais qualificada. Ela deve incluir o acolhimento, a
segurança, o lugar para a emoção, para o gosto, para o desenvolvimento da
sensibilidade; não podendo deixar de lado o desenvolvimento das habilidades
sociais, nem o domínio do espaço e do corpo e das modalidades expressivas; deve
privilegiar o lugar para a curiosidade e o desafio.
como acho referencia de Bujes 2001
ResponderExcluirAmei
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