terça-feira, 4 de junho de 2013

Diário - 22-03-13


Dia - 22/03/13

Ás 07 horas as crianças chegaram a estagiária recebe os alunos,  nesse dia ela passou vídeo de desenho até as 08hr quando a professora regente chegou, logo fez a chamada, em seguida a foram para o refeitório , a turma fez a oração e   tomam  o café,  depois sobem para fazer a higiene que é dividida uma professora fica com os meninos e a outra com as meninas.
Na sala a professora colocou as crianças sentadas em circulo, perguntou da aula do dia anterior que foi um jogo, reforçando sobre o que estão aprendendo sobre a alimentação, alguns alunos falam, as crianças são participativas. Ela explica o que a turma vai fazer uma atividade sobre a pirâmide alimentar com recortes de jornais, tem pouco recurso as revistas são limitadas e as mesas divididas entre os alunos que ficavam mais quietos enquanto os outros esperam a sua vez assistem desenho . Quando todos terminam de recortar a professora pega a pirâmide e de dois em dois foram colando. A estagiaria fica organizando a turma com a televisão ligada, umas crianças conversam, outras assistem á televisão.  A professora para as 10:30 para fazer o almoço e após o soninho ela continua com a colagem das figuras.

No entanto percebe-se no segundo dia de observação que a na hora das atividades a professora separa por grupos enquanto um grupo faz atividades, outros assistem à televisão (desenhos). Essa metodologia não tem um objetivo pedagógico, simplesmente é um passatempo e a sala ficar em silêncio, porém as crianças acabam fazendo rápido para assistir o desenho.
Para aproveitar o instrumento , o educador precisa garantir que aquela televisão parte da proposta pedagógica, sendo uma ferramenta de aprendizagem.
A TV como um recurso didático a favor da educação, estimulando o aprendizado e o pensamento crítico desde cedo, ajuda a formar um cidadão critico. A TV faz parte do cotidiano de todas as pessoas.
"Crianças usam a TV como uma das fontes de onde extraem material para organizar e interpretar suas experiências vividas, só que essa fonte tem uma energia tremenda. É aí que devemos entrar como professores e pais responsáveis". (PACHECO, 1998, p. 48).

Portanto o professor deve ter cuidado com esse recurso e utilizar corretamente na sala de aula, ela leva a resultados gratificantes, otimizando no processo de desenvolvimento e ensino aprendizagem, transformando  a televisão em material de apoio.

"A televisão pode ser um recurso pedagógico quando o educador propõe a discussão sobre o conteúdo programado. Assim o telespectador terá capacidade de fazer uma leitura crítica, decodificando mensagens, refletindo sobre elas e ainda construindo suas próprias conclusões. Questionar as imagens e diversas condutas dos personagens nos episódios e até mesmo se colocar no lugar deles é um meio de discernir o conteúdo do programa". (RUIZ, 2008)


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