Dia - 22/03/13
Ás 07 horas as
crianças chegaram a estagiária recebe os alunos, nesse dia ela passou vídeo de desenho até as
08hr quando a professora regente chegou, logo fez a chamada, em seguida a foram
para o refeitório , a turma fez a oração e
tomam o café, depois sobem para fazer a higiene que é
dividida uma professora fica com os meninos e a outra com as meninas.
Na sala a
professora colocou as crianças sentadas em circulo, perguntou da aula do dia
anterior que foi um jogo, reforçando sobre o que estão aprendendo sobre a
alimentação, alguns alunos falam, as crianças são participativas. Ela explica o
que a turma vai fazer uma atividade sobre a pirâmide alimentar com recortes de
jornais, tem pouco recurso as revistas são limitadas e as mesas divididas entre
os alunos que ficavam mais quietos enquanto os outros esperam a sua vez
assistem desenho . Quando todos terminam de recortar a professora pega a
pirâmide e de dois em dois foram colando. A estagiaria fica organizando a turma
com a televisão ligada, umas crianças conversam, outras assistem á
televisão. A professora para as 10:30
para fazer o almoço e após o soninho ela continua com a colagem das figuras.
No entanto
percebe-se no segundo dia de observação que a na hora das atividades a
professora separa por grupos enquanto um grupo faz atividades, outros assistem
à televisão (desenhos). Essa metodologia não tem um objetivo pedagógico,
simplesmente é um passatempo e a sala ficar em silêncio, porém as crianças
acabam fazendo rápido para assistir o desenho.
Para aproveitar
o instrumento , o educador precisa garantir que aquela televisão parte da
proposta pedagógica, sendo uma ferramenta de aprendizagem.
A TV como um recurso didático a favor da educação, estimulando
o aprendizado e o pensamento crítico desde cedo, ajuda a formar um cidadão
critico. A TV faz parte do cotidiano de todas as pessoas.
"Crianças usam a TV como uma das
fontes de onde extraem material para organizar e interpretar suas experiências
vividas, só que essa fonte tem uma energia tremenda. É aí que devemos entrar
como professores e pais responsáveis". (PACHECO, 1998, p. 48).
Portanto o
professor deve ter cuidado com esse recurso e utilizar corretamente na sala de
aula, ela leva a resultados gratificantes, otimizando no processo de
desenvolvimento e ensino aprendizagem, transformando a televisão em material de apoio.
"A televisão pode ser um recurso pedagógico
quando o educador propõe a discussão sobre o conteúdo programado. Assim o
telespectador terá capacidade de fazer uma leitura crítica, decodificando
mensagens, refletindo sobre elas e ainda construindo suas próprias conclusões.
Questionar as imagens e diversas condutas dos personagens nos episódios e até
mesmo se colocar no lugar deles é um meio de discernir o conteúdo do
programa". (RUIZ, 2008)
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