domingo, 9 de junho de 2013

Regência - 26-04-13


Essa aula foi  sensacional, pois meu grupo  apresentamos   o RCNEI sobre o MOVIMENTO e  para nossa apresentação montamos uma aula sobre o movimento e encaixou na minha regência e apliquei com os alunos foi maravilhoso, como foi gratificante colocar a teoria e a prática e ver o resultado.
Segundo  o RCNEI  o trabalho com movimento contempla a multiplicidade de funções e manifestações do ato motor, propiciando um amplo desenvolvimento de aspectos específicos da motricidade das crianças, abrangendo uma reflexão acerca das posturas corporais implicadas nas atividades cotidianas, bem como atividades voltadas para a ampliação da cultura corporal de cada criança.

O estágio supervisionado é fundamental  para a formação acadêmica, proporcionando a oportunidade colocar em prática o que aprendemos na teoria, é uma experiencia rica que permite vivenciar o cotidiano da sala de aula e da prática docente, contribuindo para  a construção da minha formação acadêmica.
Nessa perspectiva as observações no CMEI CORAL CORALINA, criou oportunidades e comportamentos necessários á ação docente, proporcionando o intercâmbio de informações e experiencias concretas, possibilitou colocar os conteúdos aprendidos na disciplina de OTP, adaptando as realidades da escola e buscando alternativas adequadas ao nível da realidade vivenciadas pelo alunos, uma vivencia real e objetiva, atuando como professora, buscando aperfeiçoar a minha prática docente, para quando for exercer minha profissão.


Na sala as crianças sentadas em circulo ouvirão a canção O trem comilão em silêncio para que consigam ouvir a musica e os movimentos, após mostrei a coreografia da música. Os alunos ficaram animados e com muito interesse de aprender a música.


Expliquei que faremos um trem de pessoas, em seguida separei as crianças em grupos para dividir em 3 três trens, após sairemos da sala cantando e fazendo o barulho do trem conforme a música.

 Para registrar esse momento as crianças fizeram o desenho do trem com pessoas e foi colado na janela confeccionado com fita crepre no trem.














Idade 4 a 5 anos
Eixo: Movimento
Conteúdo: O Trem comilão
Duração: 2 horas
Objetivos específicos:
·         Representar as expressões corporais e faciais contidas na canção
·         Estimular a atenção e concentração e a percepção e a sensibilidade musical por meio da audição;
·         Ampliar as possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos e ritmos corporais através da música “ O Trem Comilão.
Recursos:
Aparelho de som
TNT
Caixa de Papelão
Tinta guache, Pincel
Barbante
Chocalho confeccionado

Avaliação:
Será avaliado através da observação o desenvolvimento da motricidade saudável do aluno, sendo contínuos, os desempenhos, as dificuldades e os avanços encontrados. Contribuindo na relação da própria aprendizagem.  

         Referência:
          Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil ( RCNEI)



Nenhum comentário:

Postar um comentário