Dia - 28/03/13
A professora nesse dia fez um caça ao tesouro e faz uma roda de conversa
explicando que ela dará pistas para descobrir o que o painel com as peças que
ele irão achar, após explica que os doces são consumidos de vez em quando.
A professora fez um combinado que não podia fazer muita bagunça. Ela
colocou 5 ( cinco) pistas dentro da escola, na sala de aula, no parque, no refeitório, no estacionamento,
banheiro do refeitório, as crianças conseguiam assimilar a pistar e racionar e
ver qual era a dica, sendo bem interessante a aula, a turma ficou bem unida ,
os alunos montaram um painel de
alimentos saudável, e após essa dinâmica a professora fez uma salada de cenoura
para eles comerem e todas as crianças quiseram comer e experimentar.
A metodologia utilizada nesse dia pela professora essencial, nesse
sentido o brincar é o ato de movimentar-se e é de grande importância biológica,
psicológica, social e cultural, pois é através da execução dos movimentos que
as pessoas interagem com o meio ambiente, relacionando-se com os outros,
aprendendo sobre si, seus limites capacidades e solucionando problemas. Para
Vygotsky (1991) o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da
criança, pois os processos de simbolização e de representação a levam ao
pensamento abstrato.
Segundo o RCNEI no ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os
espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as
crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo
que estão brincando (1998 p. 27).
Na educação infantil o lúdico, as brincadeiras facilitam a aprendizagem
da criança, fazendo com que o conhecimento aconteça de forma prazerosa. A brincadeira é a atividade principal da
infância. O ambiente escolar é um espaço que precisa ser explorado, é
importante que o educador não utilize somente uma sala para ensinar, a criança
necessita conhecer espaços diferentes, sentir o gosto dos alimentos, tocar,
visualizar.
Sendo assim as crianças aprenderam brincando e alcançando o objetivo da
aula de todos participando da busca do tesouro, as crianças interagindo entre
elas e a novidade da salada de cenoura,
bem como a professora utilizou a brincadeira
como uma ferramenta indispensáveis no
processo de desenvolvimento dos seus alunos, possibilitando a aquisição de
conhecimentos de forma prazerosa e adequando a realidade de cada educando.
Através dessa observação entende-se que a brincadeira é uma ferramenta
pedagógica com o objetivo de desenvolvimento integral da criança, também é
fundamental que a escola tenha um
ambiente prazeroso e harmonioso para que a criança se envolva no
processo ensino-aprendizagem de maneira a se desenvolver plenamente,
satisfazendo todas as suas expectativas, todos os seus anseios, enfim toda sua
vontade de aprender, para interagir no mundo como cidadão. pais e professores
estejam comprometidos com a educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário