terça-feira, 4 de junho de 2013

Diário - 28-03-13


Dia - 28/03/13

A professora nesse dia fez um caça ao tesouro e faz uma roda de conversa explicando que ela dará pistas para descobrir o que o painel com as peças que ele irão achar, após explica que os doces são consumidos de vez em quando.
A professora fez um combinado que não podia fazer muita bagunça. Ela colocou 5 ( cinco) pistas dentro da escola, na sala de aula,  no parque, no refeitório, no estacionamento, banheiro do refeitório, as crianças conseguiam assimilar a pistar e racionar e ver qual era a dica, sendo bem interessante a aula, a turma ficou bem unida , os alunos montaram um painel   de alimentos saudável, e após essa dinâmica a professora fez uma salada de cenoura para eles comerem e todas as crianças quiseram comer e experimentar.
A metodologia utilizada nesse dia pela professora essencial, nesse sentido o brincar é o ato de movimentar-se e é de grande importância biológica, psicológica, social e cultural, pois é através da execução dos movimentos que as pessoas interagem com o meio ambiente, relacionando-se com os outros, aprendendo sobre si, seus limites capacidades e solucionando problemas. Para Vygotsky (1991) o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois os processos de simbolização e de representação a levam ao pensamento abstrato.
Segundo o RCNEI no ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que aparentam ser. Ao brincar as crianças recriam e repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que estão brincando (1998 p. 27).
Na educação infantil o lúdico, as brincadeiras facilitam a aprendizagem da criança, fazendo com que o conhecimento aconteça de forma prazerosa.  A brincadeira é a atividade principal da infância. O ambiente escolar é um espaço que precisa ser explorado, é importante que o educador não utilize somente uma sala para ensinar, a criança necessita conhecer espaços diferentes, sentir o gosto dos alimentos, tocar, visualizar.
Sendo assim as crianças aprenderam brincando e alcançando o objetivo da aula de todos participando da busca do tesouro, as crianças interagindo entre elas e  a novidade da salada de cenoura, bem como a professora utilizou a  brincadeira como uma  ferramenta indispensáveis no processo de desenvolvimento dos seus alunos, possibilitando a aquisição de conhecimentos de forma prazerosa e adequando a realidade de cada  educando.
Através dessa observação entende-se que a brincadeira é uma ferramenta pedagógica com o objetivo de desenvolvimento integral da criança, também é fundamental que a escola tenha um  ambiente prazeroso e harmonioso para que a criança se envolva no processo ensino-aprendizagem de maneira a se desenvolver plenamente, satisfazendo todas as suas expectativas, todos os seus anseios, enfim toda sua vontade de aprender, para interagir no mundo como cidadão. pais e professores estejam comprometidos com a educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário